quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Happy New Year e Benguela II

Antes de qualquer coisa mais, um Bom Ano!! No Mussulo não havia internet e aqui, em Luanda, não tem sido fácil para carregar as coisas no blogue. A internet está muito lenta..
Se há experiência que eu adorei desde que cá estou, foi visitar o Mercado Kaponte, em Benguela. Parece que é o terceiro maior sendo, o primeiro, o famoso Roque Santeiro. Um amigo do pai deu me a Banana Ouro para experimentar e disse que nesse mercado havia fruta de todo o género e do melhor. Disse ainda que não havia qualquer problema em irmos até lá, ele mesmo e outros amigos costumavam ir ao mercado fazer compras.Realmente não houve qualquer problema, mas eramos os únicos brancos. Quando lá chegámos vieram logo miúdos que nos acompanharam, talvez km’s, sempre a correr ao lado do carro para vender sacos. Muita gente na estrada de terra, muita,muita…e olhando para os lados, tirando a pobreza toda, as coisas estavam organizadas: roupa para um lado, animais num outro, e a fruta no fim. Percorremos tudo de carro, lá conseguimos estacionar. A confusão era tanta, tanta gente à volta que fomos dois carros e as pessoas do outro carro voltaram para casa, n foram. Mal nós saímos do carro, imensos miúdos logo à nossa volta. Aqui não senti insegurança porque também ninguém mostrou receio mas tivemos de ter alguns cuidados: malas para a frente, nada de máquina (depois consegui J), e pai à frente, eu e mãe no meio e o amigo do pai atrás. Mas isto apenas até entrar no mercado. Lá dentro muito calmo, sem qualquer stress. Agora faz uma certa confusão: os miúdos a dormirem cheios de moscas, cheiro às vezes pouco agradável, lixo a 0,5m da comida que vendem, peixe que está a ser cortado numa água suja e cheia de moscas….impressionante. Não consigo explicar mas foi o que mais adorei fazer. Simplesmente porque as coisas são assim; é assim o dia a dia, para eles tudo isto é normal. É uma experiência única, por mais tonto que possa parecer. Entretanto os miúdos que andavam sempre a correr atrás do carro, acompanharam-nos. Eram 4, creio, e cada coisa que se comprava punhamos nos sacos e eles carregavam.
Naquele dia, devido à época festiva, não conseguimos a fruta toda mas o que se comprou era fantástico!



~ Mercado Kaponte, Benguela

Mercado Kaponte, Benguela

Mercado Kaponte, Benguela

Mercado Kaponte, Benguela

De seguida, como ainda não tínhamos a fruta toda, voltámos até ao centro de Benguela para o mercado. Esse é igual aos nossos:


Mercado Benguela


Passámos o resto do dia a darmos mais umas voltas por Benguela! Aqui deixo algumas imagens de Benguela, em especial para a minha tia Lenita, que deve reconhecer algumas coisas:


Avô Máximo
Avô Máximo

Avô Máximo

Cinema Kalunga, Benguela. Já só funcionam os cafés
Casa do Anão, Benguela
Entretanto fomos para Luanda, desfizemos e fizemos um novo saco para Mussulo!
Aqui a vida foi dura….muita praia, sempre reunião à volta da mesa para comer, muitos passeios de barco, muitas compras (estão sempre a passar com roupas, bikinis e panos) foi um sacrifico que teve de ser feito mas acho que todos conseguimos. A maior parte saiu da ilha bem moreno e com uns kg’s a mais. Pois é! É um paraíso, conforme vou mostrar nas fotografias, a água é quente e a casa é mesmo em cima da praia.. Com o aproximar da passagem de ano eram só barcos a chegar cheio de gente vinda de Luanda. Imensas festas nas casas, pessoas na praia mas, quando dia 1 olhámos para a praia até metia dó: sacos, garrafas, lixo…enfim. No Mussulo ganhei um amigo, o Baltasar! É um querido: cozinhava, levava-nos a passear de barco e estava-me sempre a dizer “Patrícia agora vamos com gás!”, fazia-me as batatas doce que eu tanto adoro, lia a bíblia e, obviamente, benfiquista! Aqui ficam umas imagens da dureza que foi e um bom ano para todos!!!!!!

A casa

A sacrificarmos-nos...este era um dos sacrificios duros

Vai uma banhoca?
Feijão com óleo de palma e garoupa grelhada




Caranguejos...são de chorar por mais!
Happy New Year!!!
Caldeirada de Cabrito! Estava óptima!

Baltazar, benfiquista!

Nas compras...que aborrecimento

Banco de Areia, Mussulo

Vida Dura...



Sem comentários:

Enviar um comentário