terça-feira, 17 de maio de 2011

Solidão

Hoje vi uma reportagem que me fez alguma impressão sobre solidão.
Ao contrário do que é habitual, não foi apenas sobre a solidão na velhice mas sim como ela atinge pessoas de várias formas e por motivos diferentes, sendo que todas elas partilham esse sentimento devastador...
Casos de pessoas que perderam os filhos e sentem que a vida deixou de fazer sentido, sentem uma solidão gigante e um vazio incapaz de ser preenchido. Neste caso, um psicólogo explicou que, muitas vezes, os pais sentem que se a vida dos filhos foram ceifadas, então é injusto eles continuarem a viver...algo contra natura.
Duas raparigas anorécticas, uma foi violada mas ambas sentiram, independentemente das razões, um mau estar para com o mundo e isoladas do mesmo.
Duas jovens abandonadas pelos pais que sentiram na pele a rejeitação da forma mais atroz: não pediram para nascer e as pessoas que as deviam de proteger, mostraram-lhes a arte de não amar.
Mil causas, mil cenários e um sentimento comum: solidão.
Todas estas pessoas podem estar num ambiente cheio de vida, gente, algumas com familia que as adoram, outras sem qualquer parente mas nada destes pequenos grandes pormenores, fazem diferença para o sentimento que têm.
Há tanto trabalho social a fazer, tanto....

3 comentários:

  1. Eu também vi, e chocou-me tanto. Até aquela velhinha que queria ver o mar. Sabe-se lá o que o marido lhe faz entre quatro paredes :(

    ResponderEliminar
  2. Existe um grande trabalho social a fazer, o problema é que vivemos numa sociedade que olha sempre para o seu "umbigo" e não se importa com o "vizinho do lado". Primeiro tem de existir o despertar das mentalidades.

    Mil pétalas...

    ResponderEliminar
  3. É triste e é das coisas que mais me assusta... :(
    Não vi a reportagem, tive pena, pode ser que dê de novo.
    Bjinhos

    ResponderEliminar