terça-feira, 1 de março de 2011

Voluntariado

Há pouco tempo iniciei-me numa coisa que há muuuiiito tempo queria.
Nunca o fiz porque não tinha horários certos, a disponibilidade era consoante o trabalho irregular e então não me podia comprometer. Agora, tudo mais estável, consegui!
Voluntariado!
Era capaz de viver, de ser feliz profissionalmente ajudando as pessoas...ou a sentir que o faço.
Neste momento faço acompanhamento a uma jovem, menor, com um filho de três meses. Ela entrou para esta instituição após abandonar a escola. Adoro ir lá, estar uma hora por semana com ela e criámos desde logo empatia.
Mas quando saio de lá venho sempre a pensar imenso não só no que posso fazer por ela, mas no que ela está a fazer por mim. É impressionante como há realidades diferentes, pessoas sem quaisquer referências, sem um acompanhamento...enfim, carradas de coisas que "para nós" são o normalissimas. Isto faz me pensar que tenho tudo,tudo! Tenho uns pais fabulosos,uma irmã disponivel, tenho uma familia preocupada, os melhores amigos do mundo, tenho possibilidades...já não falo em viajar e fazer gastos desnecessários, mas sim tenho comida na mesa!
Adoro falar com ela e sei que ela, quando eu não vou, também pergunta por mim. É bom, é reconhecedor e faz nos dar valor às coisas.
A ela...espero poder dar lhe umas luzes, conseguir faze-la entender que há tanta coisa que ela pode fazer pela vida dela para melhorar.
Obrigada Cat!

3 comentários:

  1. Selinho para ti no meu blog.

    Mil pétalas...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!! Só excelentes pessoas são capazes :)

    Bjs*

    ResponderEliminar
  3. Olá Pati, qual é a tua instituição? Eu estou também a fazer voluntariado e sinto o mesmo que tu! Constança

    ResponderEliminar