sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Copenhaga

Ai Copenhaga, Copenhaga...mais uma viagem ao acaso, um destino escolhido sem critério, um partida do destino.
Cheguei a Copenhaga e já lá estavam as pessoas com quem fui ter. Foi óptimo porque foi só deixar as coisas em casa, que era no centro, e arrancámos directos para Tivoli!
O Tivoli é um parque...aliás, é mais do que um parque. Posso apelidar de local, muiiito agradável de convivio com um teatro, concertos, jardins, restaurantes, animações para crianças e adultos.
Devido a uma taxa de câmbio mal feita, coisa que eu que não sou (de todo) expert em matemática mas "cheirou-me"logo, lá fomos para as montanhas russas, alturas...enfim, tudo o que é impróprio para cardíacos.
Há algumas modalidades na compra das entradas do parque: uma delas é a possibilidade de comprar só a entrada ou então a entrada, dia todo, com passe verde para as diversões.
Preço pax/dia todo e passe verde para as diversões: 300kr.

Admito que esperava que, especialmente as montanhas russas, fossem mais impróprias para cardiacos. No entanto, era o que havia por isso: mais uma moedinha, mais uma voltinha :).
Em 2006 foi inaugurado Starflyer que não sei se ainda é, o maior carrossel do mundo. São umas cadeirinhas que atingem uma altura que nos permite ver parte da cidade(canto superior esquerdo, foto abaixo). Gostei mas não me fez vibrar. O avião é que recomendo(canto inferior esquerdo).No avião podemos escolher:para a frente, para trás ou então sermos os próprios a manipular a máquina. Andámos para a frente e para trás e é...fantástico porque atinge uma velocidade altissima.
Recomendo andar para a frente porque dá mesmo aquela sensação de que vamos cair...e nada vai rezar para contarem a estória!

Acerca do Tivoli " Famosos pelo ambiente de conto de fadas, pelos edifícios exóticos, pelas paisagens e pelos jardins belíssimos, pelos entretenimentos e restaurantes modernos, os Jardins Tivoli são mais do que um parque de diversões. O ambiente é tão mágico que merece uma visita, mesmo que não se interesse pelos divertimentos oferecidos. Fundado em 1843, o Tivoli sempre teve a preferência da realeza. Foi uma grande fonte de inspiração para Walt Disney, que o visitou em 1950." - American Express Top 10

E já que era dia de Tivoli, era dia de jantar no Tivoli!!
Seguimos, no meio de tantos restaurantes e as indecisões, os conselhos do guia tendo em conta a relação preço qualidade. Jantámos no Café Ultimo. A comida era fantástica ( rissoto com costoletas e gnocchi), duas doses para três e o empregado uma simpatia.

Kongens Nytorv (Nova Praça do Rei) e Nyhavn (Porto Novo) são duas zonas bem catitas, animadas, cheias de gente. É óptimo para beber uma cerveja durante o dia ou para jantar. A oferta é enorme, tem imensos restaurantes e bares ao longo dessa rua, parelelos ao canal.
Parece que se tornou numa zona bem cara, para habitação.

Se há pormenor que adorei em Copenhaga, foram exactamente os pormenores!
Tudo é feito ao minino detalhe, extremamente cuidado!
Na comida então....nota-se em cada sitio onde se passsa. O que, sinceramente, é uma chatice,parece que a comida está sempre a gritar para a comermos!!
Os cupcakes estão por todo o lado, com um aspecto de brandar aos céus. Acho lindos, que dão um óptimo enfeite mas...sinceramente, demasiado artificiais.
Eles comem imensas tartes: de morango, mirtilios, frutos secos..tudo com aspecto divinal.
Não me canso de dizer porque, realmente, conquistaram me pela gula!
Nos salgados é o mesmo, o mais simples dos pães têm um ar maravilhoso.
Podemos encontrar, em todas as ruas e cantos, cachorros: são óptimos e têm umas coisas que eles lá sabem.Ahahahahhahaha.

Como passei os dias sozinha decidi, no primeiro, fazer um CitySightSeeing (125Kr). Optei por, primeiro, fazer a volta completa e ver o que mais chamava à minha atenção e depois então, na segunda rodada, ir parando.
A primeira pausa foi no Rosenborg Slot e Kongens Have.
Este castelo foi construído em 1606-34,como casa de Verão de Cristiano IV. Tem 24 quartos e uns jardins de perder de vista. A entrada permite também ver as Jóias da Coroa e a adega do Rei.
Também aconselho.
Preço da entrada: 75kr.

A segunda paragem foi: St. Alban's Anglican Church e a partir dai fiz tudo a pé: passei, embora do outro lado da margem, pela frente da ópera; nos palácios reais e acabei na Stroget.
Por falta de agenda, da minha parte, e já pedi as minhas sinceras desculpas, foi-me impossivel jantar com a Rainha.
Já me tinham dito que Little Mermaid era uma desilusão por ser minima mas a desilusão foi ainda maior quando lá cheguei e ela, simplesmente, não estava lá. Tinha ido para Shangai, para uma feira, mas tinham uma camara ligada directamente à feira o que permitia vermos, em tempo real,a Pequena Sereia.
Fica para uma próxima oportunidade.

Stroget ( imagem ao centro foto abaixo) é o paraíso para quem adora ir para as compras. No entanto, tudo o que há lá temos por cá: Zara, Mango, Nike...não há nada, para além da comida, que justifique perder a cabeça.
No segundo dia, estava um friiooo, continuei a dar voltas: adorei o Bairro Latino. Tem lojas diferentes, a preços bem acessiveis, com um look muito próprio. Acho que é o sitio alternativo da zona: lojas de tatuagens, só de roupa preta, sexshops, roupa de seda chinesa...enfim, uma panóplia de alternativas. Adorei a zona que também tem umas tantas igrejas a visitar.
Nesse dia à noite decidimos ir beber um copo, mas algo light. Optámos pelo que julgávamos ser um Irish..mas a música não foi de encontro ao nosso palpite.
O Dj ficou no tempo da Maria Caxuxa e a minha avó teria reconhecido as músicas melhor que eu!
O ambiente era qualquer coisa: uma loira ao engate, uns tarados que importam vinho do porto e são fãs do Nuno Gomes! Imagine-se..até podiam dizer Ana Salazar, agora...Nuno Gomes!
Mas foi muiiito engraçado e já cheguei a casa bem alegre.

O último dia é sempre aquele stress das malas, fazer as últimas compras e achar que o tempo voou!!
Adorei Copenhaga, uma cidade super simpática e civilizada. Pois fiquem a saber que,se estiver encarnado para os peões e estes passarem a estrada, dá cadeia. Ahahaha. Se formos visitar a esquadra para estes pequenos delitos, são só tugas!!!
Visita se muito bem a pé, é tudo plano e perto.
As bicicletas são um clássio, o meio de transporte cheio de adeptos e que não polui :). As pessoas parecem calmas, de bem com a vida. Toda a gente tem um sorriso rasgado na cara, respondem muito bem e todos dominam o inglês.
As coisas são um pouco mais caras do que cá mas não achei insuportável. Nas refeições, como por cá, o vinho é que encarece mas consegue-se comer por o equivalente a 18€. /20€