sábado, 28 de abril de 2012

Preferências


Ora vamos lá ver se consigo escrever este post de uma forma clara, sem ser aqui vergastada publicamente ou mal entendida.lol
Ontem li um artigo que achei interessante, especialmente por ser um tema "não mexido" porque pode suscitar que a sociedade nos culpe por isso. Ora a reportagem era sobre pais que têm preferências pelos filhos. Eu não tenho filhos, não vou estar no papel de quem tem e defender se é,ou não possivel. De qualquer modo e exactamente pelo lado oposto, de quem não tem filhos, é relativamente vulgar ver quem tenha preferências nitidas e nem dão conta disso,ou até dão. Achei piada porque tenho uma colega e há uns tempos ela falava do filho de uma forma diferente da que fala da filha. E este tema veio à baila e ela disse que sente que protege muito mais o rapaz e choca muito mais com a filha. Tem a noção que ele é, e há de ser sempre o bébe protegido mas tb acha que choca muito mais com a filha porque são parecidas.
As mães, todas, que têm esta noção partilham como se um segredo, que jamais podem revelar senão a sociedade acusa-as e, no fundo, têm um sentimento de culpa por sentirem tal. Pelos vistos não é assim tão anormal nem merece ser catigado, é normal. No entanto conlui-se que não se trata de uma questão de gostar e não gostar. Apenas de empatias, de haver interesses e forma de ver as coisas da mesma forma. Afinal todos nós e, obviamente,os filhos somos diferentes. Em minha casa,nitidamente acho que o meu pai e minha irmã têm afinidade enorme e eu com a minha mãe. Embora tenha a ideia disso, jamais senti que fizessem algo por ela e não por mim ou jamais acho que ela teve mais oportunidades ou outras coisas do que eu. Não sinto qualquer disparidades, nem diferenças..é afinidade e isso não significa que goste mais da minha mãe ou do meu pai.

5 comentários:

  1. Também li ontem essa reportagem na Happy e acho que é algo super normal. As vezes somos o espelho dos nossos pais e isso faz-nos chocar um pouco. No meu caso, eu sou muito parecida com o meu pai e é com ele que discuto quase todos os dias, mas tenho a certeza que ele tem mais afinidade comigo do que com o meu irmão por ser exactamente como o meu pai: respondona, teimosa e irreverente. O meu irmão tem um feitio mais facil, com mais mimos e é mais assertivo, o que derrete a minha mãe. Ainda assim acho que nem o meu pai nem a minha mãe algum dia fizeram algo que mostrasse preferência - sempre nos trataram como igual!

    ResponderEliminar
  2. Há preferências por parte dos pais sim, e vai haver sempre.
    Se magoa? Magoa, e de que maneira!
    Se os pais sabem? Melhor que ninguém, mas por vezes fazem-se de desentendidos.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho 2 filhas, e sendo elas tão diferentes uma da outra, tenho mais afinidade numas coisas com uma, e noutras coisas com outra. Quanto a mim não é uma questão de preferência, mas sim isso mesmo de afinidades, de identificação, de choque de feitios; não acho que o amor se consiga quantificar. Bjinhos e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  4. um tema bastante pertinente. em minha casa, eu e a minha mãe sempre "chocamos" e o meu irmão é nitidamente o bébé da casa e será sempre. no entanto eu compreendo,ele mais novo e eu sempre fui mais independente. embora em muitas situações achasse injusto a demasia proteção dela com ele. enfim.. em minha casa confirma-se, mas a mh mae só diz que eu tenho é ciúmes. :)

    gostei do texto.

    ResponderEliminar
  5. Conheço vários casos em que se notam bem essas preferências. É normal um pai identificar-se mais com um filho do que com o outro o que não é normal é demonstrarem isso ou serem diferenciados no tratamento que lhes dão. Isso já acho muito mau!

    ResponderEliminar